segunda-feira, 24 de agosto de 2009

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Tempo de degradação de diversos materiais

Abaixo um quadro com o tempo que os diversos tipos de materiais demoram
para desaparecer da natureza.


Retirado da apostila "Cidadania e Meio Ambiente", do curso de mesmo nome do CIEE
(Centro de Integração Empresa-Escola).

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Informações

Quais são os males que o cigarro provoca no corpo humano?

O cigarro pode causar cerca de 50 doenças diferentes, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias. "A fumaça do cigarro é absorvida por combustão, o que aumenta ainda mais os males da sua composição", diz Valéria Cunha de Oliveira, técnica da divisão de tabagismo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro. Parece papo de ex-fumante, mas é a pura verdade: em cada tragada são inaladas 4 700 substâncias tóxicas. Entre elas, três são consideradas as piores.

A primeira é a nicotina, que provoca dependência e chega ao cérebro mais rápido que a temida cocaína, estando associada aos problemas cardíacos e vasculares (de circulação sanguínea). A segunda é o monóxido de carbono (CO), aquele mesmo que sai do cano de escapamento dos carros. Ele combina com a hemoglobina do sangue (responsável pelo transporte de oxigênio) e acaba reduzindo a oxigenação sanguínea no corpo. É por causa da ação do CO que alguns fumantes ficam com dores de cabeça após passar várias horas longe do cigarro. Nesse período de abstinência, o nível de oxigênio circulando pelo corpo volta ao normal e o organismo da pessoa, que não está mais acostumado a esse "excesso", reclama por meio das dores de cabeça. A terceira substância tida como grande vilã é o alcatrão, que reúne vários produtos cancerígenos, como polônio, chumbo e arsênio.

Todo câncer relacionado ao fumo - como na boca, laringe ou estômago - tem alguma ligação com o alcatrão. A união desse poderoso trio de substâncias na composição do cigarro só poderia tornar o produto extremamente nocivo à saúde. Para se ter uma idéia, 90% dos casos de câncer de pulmão - a principal causa de morte por câncer entre os homens brasileiros - estão ligados ao fumo.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Como começar em casa a reduzir o impacto ambiental?

1- Consuma menos combustível usando menos o carro.
Substitua-o pelo transporte coletivo, pela bicicleta ou por caminhadas.
Se usar o carro, dê carona.

2- Escolha lâmpadas de baixo consumo em substituição às comuns.


3- Tire da tomada os aparelhos eletrônicos que não estiver usando.


4- Use medidores de água e aparelhos que regulem o consumo de água nos banheiros.


5- Recicle, reutilize e reduza o lixo diário da sua casa.


6- Apague as luzes de todos os ambientes onde não houver ninguém.


7- Seja atuante na sua comunidade, incentive a redução do consumo de energia e combata o desperdício de água. Leve propostas nesse sentido aos legisladores e acompanhe-as de perto.


8-Não use objetos descartáveis. Use louça, talheres de metal, guardanapos e toalhas de tecido. Consuma a maior quantidade de coisas reutilizáveis que puder.

IMPORTANTE:
Não tenha medo de introduzir novos hábitos. Você abrirá um caminho e verá que muita gente vai aderir.

Mesmo que seja trabalhoso, pense que o resultado do esforço gera economia e melhora a vida no planeta. Pense globalmente.

Fonte: http://wiki.bemsimples.com/pages/viewpage.action?pageId=6882128





segunda-feira, 10 de agosto de 2009

"Meio Ambiente"



Se toda a água do mundo coubesse em uma garrafa de 1 litro, apenas meia gosta estaria disponível para beber. A escassez de água potável já é realidade em várias partes do mundo, portanto nao a desperdice. Uma torneira pingando durante 24 horas desperdiça 46 litros de água. Escovar os dentes com a torneira aberta durante 5 minutos gasta 12 litros de água, escove com a torneira fechada.